Início » Teatro a Céu Aberto e Gratuito: Mundaréu de Mim!

Teatro a Céu Aberto e Gratuito: Mundaréu de Mim!

por Carol Barduk

Tá rolando um espetáculo inédito no Parque da Água Branca, Zona Oeste de SP, até dia 29 de Outubro. Mundaréu de Mim é um musical 100% brasileiro em uma estrutura gigantesca de 22 metros de comprimento e a entrada é gratuita!!

Em uma verdadeira ode à brasilidade, Mundaréu de Mim, um espetáculo musical inédito e 100% nacional, estreou em outubro no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo e já está entrando nas suas últimas semanas!! Com temáticas comuns a todos nós, a montagem trata sobre amor, luto e saudade de uma maneira leve, sendo apresentada a céu aberto, com uma grandiosa estrutura, onde os atores ficam em cena o tempo todo.

O espetáculo é apresentado por Ministério da Cultura, RICO, plataforma financeira e Instituto Brasileiro de Teatro e tem patrocínio RICO, plataforma financeira (@ricocomvc).

Foto: Divulgação

Um espetáculo acessível:

Mundaréu de Mim é pensado para ser um espetáculo completamente acessível e democratizado. Os ingressos são gratuitos e não é necessário adquiri-los com antecedência. As sessões são liberadas para todos, mediante lotação. Então já fica a dica pra chegar cedo e já garantir o seu lugar, hein?! Além disso, a montagem conta com um intérprete de libras incorporado à montagem como um dos personagens em cena o tempo todo, um telão mostrando legendas das músicas para aqueles com deficiência auditiva e audiodescrição para aqueles com deficiência visual. O espaço ainda conta com locais reservados para PCDs, pessoas obesas e com mobilidade reduzida.

Tudo isso só é possível graças à estrutura gigantesca que será construída dentro da área hípica do Parque da Água Branca. Com capacidade para receber gratuitamente até 3 mil pessoas por sessão, o espetáculo conta com um cenário que lembra bastante um parque de diversões, com 22 metros de largura, montado a céu aberto e construído com ferro, madeira e cordas. Nele, os atores cantam, dançam e interagem com estruturas como redes, rampas, escorregadores e escadas, além de subirem em uma torre de 7 metros de altura. E, com tamanho impacto que a estrutura causa, áreas interativas e fotogênicas que remetem ao cenário foram colocadas ao redor do local da apresentação, para que o público possa brincar, tirar fotos e se sentir ainda mais dentro do espetáculo.

A montagem busca ainda trazer representatividade e, por isso, do texto à música, que mistura ritmos típicos brasileiros, como frevo e samba-enredo, é possível ver uma parte diferente de cada local do Brasil. São, ao todo, 18 atores, de diferentes regiões, como Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais que integram o elenco.

Além disso, a banda — que também dentro no próprio cenário — é composta por 9 pessoas que tocam, entre outros instrumentos, trompete, trombone, sax tenor, flauta, tuba, ganzá, chocalho, atabaque, cuíca e surdo.

Sinopse Mundaréu de Mim:

Mundaréu de Mim se passa durante uma festa de Carnaval, comum a todos os brasileiros. Todo ano, durante todo o carnaval e na quarta-feira de cinzas, as pessoas que já partiram deste plano – mas não morreram, “viraram saudades”, como explica a montagem – podem voltar a caminhar entre os vivos, uma vez que na multidão e com fantasias não serão vistas.

Foto: Divulgação

É nesse curto período de tempo que a menina Graciela decide sair escondida da mãe para conhecer a festa mais famosa do Brasil. Por lá, ela esbarra em José, um homem que já “virou saudade” e que busca a ajuda de alguém ainda vivo para falar com uma pessoa do seu passado e explicar um mal entendido. Sem ingresso e se escondendo da mãe, que, ciente de sua ansiedade de ir até a avenida pular Carnaval, vai atrás dela, Graciela e José decidem se apoiar – ela, para conseguir entrar no evento; ele, para encontrar a pessoa de seu passado – acabam vivendo uma aventura capaz de redesenhar a história da vida dos dois do começo ao fim.

Na montagem, Graciela, uma menina doce e curiosa, cheia de vontades e anseios por grandes aventuras, é interpretada por Sara Chaves. Ela mora com sua mãe, Aurora, uma mulher forte e protetora, papel que ganha vida através de Cainã Naira, que sonha em ver sua filha tocando o negócio da família, o que não é correspondido por Graciela. Ano após ano ela nutre uma vontade de ir para a avenida conferir de pertinho a festa do Carnaval, porém sua mãe nunca permitiu.

Enquanto isso, Flávio Pacato dá vida a José, um homem simpático e engraçado que já “virou saudade” há algum tempo. Todos os anos, de acordo com a regra, ele pode assumir sua antiga forma de gente no carnaval e aproveita disso para tentar reencontrar uma pessoa específica de seu passado. É assim que o caminho dele e de Graciela acabam se cruzando e se transformando para sempre.

A direção é de Duda Maia, com texto de Vitor Rocha e direção geral de Oliver Tibeau, Vitor Rocha e Luiza Porto. A direção musical fica a cargo da cantora Josyara, e Gui Leal entra como compositor e preparador vocal.

Mais informações:

  • Entrada Gratuita (lugares mediante disponibilidade – capacidade de 3 mil pessoas por sessão)
  • Dias: de 06 a 29 de Outubro
  • Horários: Sextas e Sábados as 18h e Domingos as 15h e 18h
  • Duração: 75 minutos
  • Classificação Etária: Livre
  • Local: Parque da Água Branca _ Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
  • Mais informações: @ibt.teatro

Também pode te interessar

TURISTANDO NO YOUTUBE

ÚLTIMOS VÍDEOS

Quer ver a nossa experiência completa em restaurantes, passeios e hospedagens?

Tem vídeo novo toda semana!

Copyright 2022/2023 – Todos os direitos reservados

Este site usa cookies temporários para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa política de uso. Aceitar Ler mais