Muito além de cosplays e animes, o Japão é um país riquíssimo em cultura. No próximo dia 25, o Museu da Imigração vai celebrar 30 anos de existência com um grande festival neste próximo final de semana!
Por conta da imigração podemos conhecer melhor suas origens, e perceber como lá é um dos poucos lugares do mundo em que a tecnologia e a tradição andam em patamares iguais.
Ao mesmo tempo que eles possuem cidades que parecem uma Manhattan oriental, tem seus costumes milenares mantidos em pequenos templos. E todo esse mistério faz com que o mundo tenha interesse em conhecer mais sobre seus costumes e modo de vida.
Museu da Imigração
Localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, iniciou a sua atuação em 1993. Não demorou para que ele virasse um patrimônio histórico pelo seu papel em acolher 3,5 milhões de migrantes, de diversas nacionalidades, entre os anos de 1887 e 1978.
Desde sua reabertura em 2014, ele aprofundou cada vez mais a questão do debate, com os temas mais diversificados. Se colocando como um espaço de reflexão e sensibilização que resultem em uma maior inclusão sob a ótica da justiça.
Cronograma do Festival no Museu da Imigração
Ao longo do mês, todo mundo poderá celebrar os 115 anos da imigração japonesa e toda essa cultura nipônica maravilhosa, cada vez mais em evidência na grande mídia. Tudo com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Fundação Japão.
VIVA! Japão
- Entrada gratuita *porém sujeito a lotação*
- Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
- Data: Dias 17 e 18 de Junho (sábado e domingo).
- Horário: Das 10h ás 18h.
Programação de Palco | Sábado, 17 de junho
12h – Cerimônia de abertura
12h30 – Wadan Taiko Ensemble
13h – Show musical – Joe Hirata
14h – Show musical – Akatsuki Band
15h – Desfile e Concurso Cosplay
16h – Wadan Taiko Ensemble
17h – Show musical – Pamela Yuri
Programação de Palco | Domingo, 18 de junho
12h – Kiendaiko
13h – Show musical – Karen Ito
14h – Requios Gueinou Doukoukai
14h30 – Show musical – Diogo Miyahaa
15h – Desfile e Concurso Cosplay
16h – Show musical – Bruna Higs
17h – Requios Gueinou Doukoukai
17h30 – Show musical – Rogério Harada
Uma atração à parte, será a Sky Bridge Experience, que reproduz o céu do Japão de um jeito todo imersivo. Além de contar com o Cine Debate no Auditório do MI: Exibição dos documentários “Bem-Vindo de novo” (16h até 18h no sábado) e “Onde as ondas quebram” (16h até 18h, no domingo).
VOZES – Dia Mundial do Refugiado
- Entrada gratuita *porém sujeito a lotação*
- Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
- Data: Dias 24 e 25 (sábado e domingo)
DIA 24 (SÁBADO)
- Horário: 11h.
- Ainda nesse evento, acontecerá a conferência Política Migratória Nacional, sob a coordenação de Luís Felipe Aires Magalhães (PUC-SP/UFABC), a apresentação cultural de Prudence Kalambay, da República Democrática do Congo.
- Receberá o lançamento do Selo Empresa Amiga do Migrante.
- Horário: 14h.
DIA 25 (DOMINGO)
- Apresentação da Orquestra do Colégio Ouro Preto: Vai ter hinos e músicas tradicionais de várias nações.
- Horário: 12h
- Show Orquestra Mundana Refugi: Sendo formada por artistas brasileiros, imigrantes e também por refugiados, terá um repertório riquíssimo em diversidade cultural.
- Horário: 14h
- Espetáculo teatral Boa Noite Boa Vista: Esse será um monólogo que vai abordar as migrações recentes em Roraima.
- Horário: 15h30.
Além de tudo isso, nesse final de semana (24 e 25), os visitantes vão aproveitar pratos típicos em tendas gastronômicas variadas, como da Alemanha, da Bélgica, da Coreia do Sul e outras.
Outras Informações:
- Localização: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
- Telefone: (11) 2692-1866
Lembrando que a programação do festival está sujeita a alterações sem aviso prévio, por isso sugerimos que vocês acessem o site oficial para ficarem atualizados.
Ingressos: Custa R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos. Haverá gratuidade também em 18 e 25 de junho (domingos).
DICA DO DIA: Alta temporada de festividades não é mesmo? Já conferiram nossa listinha de festas juninas aqui em SP para curtir com a família e amigo? Segue o link para não perder nenhuma hahaha